DICAS IMPORTANTES PARA O SEU DIA A DIA, ANOTE ! !

DICAS IMPORTANTES PARA O SEU DIA A DIA, ANOTE ! !

DICAS IMPORTANTES: AS QUATRO UTILIDADES QUE ESTÃO ESCONDIDAS EM SEU CELULAR.

 

DICAS IMPORTANTES: AS QUATRO UTILIDADES QUE ESTÃO ESCONDIDAS EM SEU CELULAR.
04 coisas que você nunca soube sobre seu celular. Será útil manter essas informações com você.
Existem algumas coisas que podem ser feitas em caso de emergência.
Seu celular é uma ferramenta que pode salvar sua vida.
Veja o que ele pode fazer por você:
- Emergência I
O número universal de emergência para celular é 112
Se você estiver fora da área de cobertura de sua operadora e tiver alguma emergência, disque 112 e o celular irá procurar conexão com qualquer operadora possível para enviar o número de emergência para você, e o mais interessante é que o número 112 pode
ser digitado mesmo se o teclado estiver travado. Experimente!
- Emergência II
Você já trancou seu carro com a chave dentro?
Seu carro abre com controle remoto? Bom motivo para ter um celular.
Se você trancar seu carro com a chave dentro e a chave reserva estiver em sua casa, ligue pelo seu celular, para o celular de alguém que esteja lá. Segure seu celular cerca de 30cm próximo à porta do seu carro e peça que a pessoa acione o controle da chave reserva, segurando o controle perto do celular dela. Isso irá destrancar seu carro, evitando de alguém ter que ir até onde você esteja, ou tendo que chamar socorro. Distância não é impedimento. Você pode estar a milhares de quilômetros de casa, e ainda assim terá seu carro destrancado.
- Emergência III *3370#
Vamos imaginar que a bateria do seu celular esteja fraca. Para ativar, pressione as teclas: *3370#
Seu celular irá acionar a reserva e você terá de volta 50% de sua bateria. Essa reserva será recarregada na próxima vez que você carregar a bateria.
- Emergência IV *#06#
Para conhecer o número de série do seu celular, pressione os seguintes dígitos: *#06#
Um código de 15 dígitos aparecerá. Este número é único. Anote e guarde em algum lugar seguro. Se seu celular for roubado, ligue para sua operadora e dê esse código. Assim eles conseguirão bloquear seu celular e o ladrão não conseguirá usá-lo de forma alguma. Talvez você fique sem o seu celular, mas pelo menos saberá que ninguém mais poderá usá-lo. Se todos fizerem isso, não haverá mais
roubos de celular.




6 dicas para a boa leitura


Dando continuidade às Dicas do Folhetim, nesta semana vou listar algumas formas de como poderemos melhorar a nossa leitura para desenvolvermos um hábito de leitura.

Muitos afirmam que não conseguem ler por alguma limitação, seja uma questão de tempo, de lugar ou de disposição. Mas, na verdade, o que não conseguimos é manter um hábito de leitura. Somente através do exercício constante é que conseguiremos manter uma rotina de leitura. Imagine que você acabou de entrar na academia, não será em duas semanas que seu corpo atingirá a perfeição desejada, será? Então, por que pensar diferente com o hábito de leitura? Ler é um exercício como qualquer outro.

Assim, depois dessa explicação cafona, dou-me por satisfeito e posso começar as valiosas dicas.

 

6 Dicas para uma Boa Leitura



 

Antes de tudo, lembre-se: essas dicas são baseadas nas minhas experiências de leitura. Portanto, se você já possui um hábito ou outras dicas, deixe seu comentário para que outros leitores possam melhorar sua leitura.

1. Escolher um livro

Parece bobagem, mas saber escolher um livro é fundamental para uma boa leitura. Muitos acabam escolhendo os livros pela capa, pela fama ou por uma simples indicação, deixando de lado o que mais importa: o que você tem vontade de ler.

Para criarmos um hábito de leitura, devemos começar, SEMPRE, por algo que nos dê prazer em ler. Por exemplo, se você gosta de romances, não procure uma fantasia, pois é bem capaz que você a deixará de lado nas primeiras páginas.Por mais bobo que isso possa parecer, escolher um livro que se adapte as nossas vontades pode despertar o prazer pela leitura. Portanto, se você gosta de romances, vá de romances e não se preocupe com a opinião alheia. Seja firme e decidido, na hora da escolha. Fuja daquela velha história de que tal livro é bom por ter sido escrito por fulano ou sicrano. Livro bom é aquele que, ao final, te dará uma sensação de felicidade e satisfação.

Siga os teus instintos e escolha o livro certo.

 

2. O Local

Ter um bom livro nas mãos já é meio caminho andado para uma boa leitura. Porém, de nada adiantará ter o livro e a vontade de devorá-lo se você não estiver em um local favorável para a leitura.

Normalmente, pela falta de tempo, muitas pessoas acham que a melhor opção para uma leitura é a cama, a nossa boa e velha amiga. Mas, enganam-se. Sem dúvida que é um lugar aconchegante, distante de tudo e de todos, porém, sua função principal é servir para o nosso descanso diário; portanto, esqueça a cama, ela não será o melhor local para uma boa leitura.

Uma boa leitura se faz com um ambiente calmo, iluminado e arejado. Nunca, em hipótese alguma, comece a leitura em um ambiente barulhento, pois, além de lhe tirar a atenção, as chances de que você fique irritado com a fonte do barulho são altas, e esta não será a melhor forma de começar a leitura. Portanto, escolha locais mais apropriados, tais como: a sala de sua casa, o jardim do prédio, um parque… Qualquer lugar calmo e tranquilo já é suficiente para iniciar uma leitura. Lembre-se: o interesse pelo livro começa nas primeiras páginas. Se a história não te cativar nos primeiros capítulos, certamente você não terá uma boa experiência.

A escolha do local correto, portanto, favorece a leitura e permite que sua imaginação flua junto com a narrativa. Por exemplo, já imaginou como seria interessante ler Mobi Dick em uma viagem de barco? Acredito que só de pensar nessa possibilidade você já ficou com vontade, não é? Então, nada de procurar um lugar qualquer. Escolha o local mais apropriado para o tipo de leitura, seguindo os conselho dados sobre o ambiente.

 

3. A Postura

Como eu havia dito, ler um livro deitado não é a melhor postura para uma boa leitura. Então, qual seria a melhor postura? Se você respondeu: sentado. Parabéns, você acertou.

Por mais que pareça estranho, ler um livro sentado continua sendo a melhor posição para atingir um melhor aproveitamento. Alguns dirão que, mesmo deitados, conseguem aproveitar a leitura. Realmente, existe pessoas que já adquiriram esse hábito, porém, se você ainda não chegou nesse nível, não abuse da sorte, escolha a postura convencional: cadeira e mesa.

Sentado, sua estrutura corpórea estará relaxada, evitando tensões na musculatura dos ombros, coluna e pescoço, regiões que são importantíssimas para ter uma leitura de boa qualidade. Portanto, procure uma mesa adequada, onde seus braços possam formar um ângulo de 90 graus quando apoiados a ela. Utilize uma cadeira firme e sem muita inclinação para que você possa apoiar sua coluna totalmente. Ah, e se puder deixar o livro com uma inclinação de 40 graus em relação à mesa, seu conjunto estará perfeito.

 

4. Amaciando o Livro

Se já estiver com o livro nas mãos, num bom ambiente e na postura adequada para uma boa leitura, agora só falta preparar o livro (essa dica não será bem acolhida pelos apaixonados por livros).

Por mais paixão que tenhamos pelos livros, não podemos tratá-los como jóias, tentando evitar as marcas de utilização – um livro tem que demonstrar que foi lido. O livro precisa ser amaciado, surrado e, por assim dizer, aberto; caso contrário, o virar de páginas será um transtorno sem igual.

Portanto, vejamos uma forma interessante para se amaciar o livro:

  • Apoie o livro sobre a mesa – sem o suporte para inclinação;
  • Vire a capa e mais 5 páginas e passe o dedo no meio do livro até formar um vinco;
  • Puxe mais umas 15 páginas e faça o mesmo;
  • Repita esse procedimento até chegar à última página;
  • Feche o livro e abra-o aleatoriamente, forçando sua estrutura até que ele esteja fácil de abrir (tome cuidado para não quebrar a lombada).

Até o final da semana, terei um vídeo explicando essa 4ª Dica.

Se você seguiu os conselhos corretamente, seu livro já estará mais maleável, evitando que as páginas voltem ao ponto de origem.

 

5. Pausa Durante a Leitura

Não queira ler um livro inteiro sem algumas pausas – veja o que falamos sobre a competição na leitura. As pausas são tão importantes quanto a postura, pois, mesmo estando em uma posição favorável, após algumas horas sua circulação sanguínea estará debilitada. Portanto, após uma hora ou duas de leitura (dependendo do quão animado você estiver), faça uma pausa de 10 a 20 minutos para descansar, porém, não mais do que isso. Pois, caso contrário, é bem capaz que sua atenção seja retirada da narrativa por outros fatores externos.

Portanto, quando for fazer uma pausa, siga essas instruções:

  • Vire a cabeça para a sua direita/esquerda e faça um giro completo. Inicie de um lado (esquerdo/direito), suba como se fosse olhar para o céu, desça até o lado oposto (direito/esquerdo), finalize completando o círculo até o lado inicial (esquerdo/direito) – (faça esses movimentos tanto para esquerda quanto para a direita);Gire a cabeça 360 graus, sem forçar
  • Faça movimentos circulares com os ombros;
  • Levante-se e caminhe um pouco (suas pernas necessitam de um relaxamento).

Essas pausas em conjunto com os exercícios melhorarão a sua circulação, dando-lhe mais “energia” para continuar a leitura, portanto, não deixe de utilizá-las.

 

6. Escreva uma Resenha

Depois que tiver escolhido o livro, o local, tiver se posicionado corretamente, tiver amaciado o livro, tiver feito as pausas necessárias e terminado a leitura, nada melhor do que fazer uma resenha e compartilhar sua experiência com seus amigos. Lembre-se, não basta dizer que o livro é bom, é preciso indicar os pontos fortes, cativando o leitor à história. Além do mais, uma boa resenha permite a fixação da história, e serve, também, para avaliar o quanto foi absorvido do livro. Ademais, uma resenha bem feita – aprenda a escrever uma resenha – pode ajudar outras pessoas a fazerem uma boa escolha de leitura.

 

Espero que essas dicas possam ajudá-los de alguma forma. E conforme digo em todos os posts de dicas, essas dicas não são regras, são diretrizes, ferramentas para que você possa melhorar a sua experiência e aproveitamento.

_________

Bom, pessoal, essa são as dicas que eu tinha pra hoje.

Se tudo der certo, semana que vem, neste mesmo horário, teremos novas dicas no Folhetim Online. E, se você perdeu as anteriores, não fique preocupado, aqui estão elas:

  1. Escreva Melhor: 7 dicas para escritores
  2. Escreva um Conto: 8 dicas para contistas
  3. Melhores Diálogos: entenda os 3 tipos de discursos
  4. Melhores Diálogos: 7 dicas para escritores
  5. Personagem: 5 dicas para criar um personagem
  6. 8 Dicas para celebrar o Dia Internacional do Livro


DICAS IMPORTANTE SOBRE ALIMENTAÇÃO


 

A correria do dia a dia faz com que muitos de nós recorra aos chamados “fast-foods” ou exagere no consumo dos produtos industrializados.

Mas é ai que mora o problema: não imaginamos os malefícios que essas escolhas podem trazer para nossa saúde.

A Super interessante listou os 10 tipos de alimentos mais prejudiciais à saúde e o risco que cada um (em excesso) pode oferecer.

Confira abaixo:

 Alimentos mais prejudiciais à saúde

O que não mata, engorda, diziam nossas mães. Ou nós mesmos, quando queremos comer o salgadinho que caiu no chão. O problema é que algumas coisas não só engordam (e muito), como também podem matar aos poucos.

Mas não precisa ficar desesperado. Isso que não quer dizer que não podemos mais comer aquela porção de batata frita ou aquele docinho na sobremesa.  “Nada é proibido, mas esses alimentos devem ser consumidos com menor frequência. Uma medida razoável é incluir um deles no cardápio uma vez por semana. Mas só um deles. Comer cachorro-quente com batata frita, por exemplo, nunca”, explica Flavia Morais, coordenadora do departamento de nutrição da rede de produtos naturais Mundo Verde. A dica dela é olhar o rótulo do produto para checar seus ingredientes. E fique atento: o primeiro item da lista de ingredientes, geralmente, é o que está presente em maior quantidade na comida. Portanto, se açúcar ou gordura estiverem no topo da lista na embalagem, talvez seja melhor procurar uma opção mais saudável.

Com a ajuda de nutricionistas, listamos os 10 tipos de alimentos mais prejudiciais à saúde.  Cuidado com eles!

 Refeições prontas congeladas


Você chega em casa morrendo de fome e está cansado demais para cozinhar algo. Então, olha para o microondas, lembra-se da lasanha congelada que tem no freezer e bendiz essa tecnologia linda que facilita a sua vida. Mas é bom não se empolgar tanto. Esse tipo de alimento semi-pronto é rico em gordura saturada, que faz subir os níveis do colesterol ruim e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.  “Tais refeições também são ricas em sódio que, em excesso, pode ocasionar aumento da pressão arterial”, afirma a nutricionista Thais Souza. Resolveu trocar pela pizza? Não adianta. O risco é, basicamente, o mesmo.


Embutidos (salsicha, linguiça, mortadela, presunto, salame)

Ok, você não é adepto dos congelados, mas adora um lanchinho de mortadela. Ou um cachorro-quente. Sentimos informar, mas você não está em uma situação melhor, não.   “Esses alimentos à base de carne, conhecidos como embutidos, foram inventados para facilitar as preparações e aumentar o prazo de validade do alimento. O problema é que eles possuem maior teor de gordura saturada em relação à carne natural”, explica Thais Souza. Esse tipo de gordura, encontrado principalmente em produtos de origem animal,  traz riscos à saúde quando ingerido em excesso, pois estimula o aumento dos níveis de colesterol e o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Os embutidos também contêm excesso de sódio  – o que pode provocar pressão alta – e corantes – que podem causar alergias e problemas no estômago. Por fim, ainda há ali muitos conservantes, como o nitrito e o nitrato. No nosso organismo, eles são convertidos em substâncias potencialmente cancerígenas.

Caldos e temperos industrializados



Decidiu cozinhar? Bom para você. Mas vai aqui outra dica: faça seu próprio tempero e esqueça os industrializados. Eles possuem altos teores de sódio e glutamato monossódico. O sódio, se consumido além dos limites diários recomendados, pode levar ao desenvolvimento da hipertensão ou piorar o problema se ele já existe. O problema do glutamato é ainda pior: estudos têm mostrado que o nosso organismo o utiliza como um transmissor de impulsos nervosos no cérebro e seu consumo tem sido associado com dificuldades de aprendizado, Mal de Alzheimer, Parkinson e câncer.